Nossa Estrela como apresentadora do Prêmio Reverência, esse ano a premiação homenageia o talento de Marília Pêra

Cerimônia da 2ª edição da premiação dedicada aos musicais acontece no Teatro Alfa, terça, 19, com 12 finalistas


Entre as estrelas que primeiro encenaram no Teatro Alfa em 1998, ano de sua inauguração, se destacava Marília Pêra, que ali viveu Geni, de Toda Nudez Será Castigada. Marília morreu em dezembro do ano passado, mas parte de seu precioso talento será relembrada nesta terça-feira, 19, durante a cerimônia de entrega do 2.º Prêmio Reverência, dedicado ao teatro musical do Rio e São Paulo.
“Marília sempre foi uma inspiração para todos que, de alguma forma, trabalham com musicais”, comenta a produtora Antonia Prado, criadora do prêmio em parceria com Rodrigo Rivellino, da AktuellMix, e uma das grandes incentivadoras do gênero no Brasil. “Como homenageada do ano, ela será lembrada por alguns de seus grande números.”
Assim, a grande estrela começará a ser lembrada com Letícia Colin vivendo um momento de Como Vencer na Vida Sem Fazer Força, encenado por Marília em 1964. Em seguida, será a vez de Laila Garin exibir seu talento em Roda Vida, marcante peça montada em 1968, quando a ditadura militar já exibia suas garras.
Depois, será o momento de Totia Meireles mostrar que é uma das damas do musical brasileiro ao se divertir com um número de Pippin, o musical eternizado por Bob Fosse que Marília interpretou em 1974. Totia será também a apresentadora da cerimônia ao lado de Daniel Boaventura, que ainda vai relembrar outro grande momento de Marília: o musical Vitor ou Victoria, encenado em 2001.
Finalmente, o instante que promete muita emoção: Sandra Pêra, irmã de Marília, cantando e dançando em Hello, Dolly!, último musical da inesquecível atriz, montado em 2013.
A cerimônia promete ser luxuosa – 60 atores e 15 músicos estão convocados para a apresentação desses números especiais e também dos espetáculos finalistas. Nesta segunda edição, o Reverência contou com a participação de 35 produções inscritas, número expressivo em um ano marcado pela crise econômica. Dessas, 12 musicais dividem as indicações das 15 categorias (espetáculo, autor, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenografia, figurino, iluminação, coreografia, especial, direção musical, design de som e voto popular).
Urinal, o Musical e Kiss me, Kate – O Beijo da Megeralargam na frente e concorrem em quase todas as categorias, com 14 e 13 indicações, respectivamente.
Em seguida, aparecem Gonzagão – A Lenda (nove indicações), O Beijo no Asfalto (seis), Bilac Vê Estrelas eChaplin, O Musical empatados em três categorias, além de Nuvem de Lágrimas, Mudança de Hábito e Ou Tudo Ou Nada com duas indicações cada um. Simbora – A História de Wilson Simonal e Bodas de Fígaro também foram lembrados.
“A ideia do Reverência é dar mais visibilidade ao gênero e garantir a sua perpetuação e seu crescimento. Precisamos unir forças e, por isso, é tão importante envolver Rio e São Paulo”, diz Antonia.
A novidade deste ano é que a cerimônia será gravada pelo canal Bis, que vai exibi-la no dia 1.º de agosto.

Fonte: Estadão

Madrasta em 'Cinderella', Totia Meireles diz que se dá muito bem com a enteada na vida real


Vez ou outra, Totia Meireles é interrompida por um xingamento durante o espetáculo “Cinderella”, no Teatro Bradesco, na Barra. Os insultos normalmente são gritados por crianças. Acontece com frequência: revoltados com as maldades provocadas pela madrasta interpretada pela atriz, os pequenos exclamam, sem receio diante da plateia, ofensas “delicadas”. Numa das últimas vezes, Totia segurou o riso ao ouvir, sobre o palco, um agudo: “Sua bruxa má e feeeia!”. Ela gosta, mas não nega que fica preocupada.
— Me dá um pouco de aflição, sabe? Fico com pena das crianças... O próprio Charles Möeller (diretor da peça) me disse, há pouco tempo, que acha que minha madrasta ficou mais suave. Eu respondi: “Pois é!” (risos). Na peça, maltrato muito a Cinderela! É muito difícil, para mim. Tem horas em que fico com pudor de fazer tanta coisa ruim na frente dos pequenos — desabafa a atriz, ponderando: — Eles ficam me olhando com uma cara meio assustada, mas depois querem tirar foto. Acho bonitinho ver essa reação.

Madrasta há mais de 25 anos fora da ficção, Totia hesita ao usar o termo para se definir diante da enteada Olívia Rabacov, de 38 anos — filha de Jaime Rabacov, com quem está casada desde 1991:
— Olha, na verdade, sou uma boadrasta. Nunca fui e jamais serei madrasta!
Olívia assina embaixo. Desde que se conheceram, as duas são unha e carne. Pelo netos do marido da atriz, por exemplo — Santiago, de 7 anos, e Pilar, de 3 —, Totia é chamada de vovó. No dia em que assistiram à peça, os dois custaram a conectar a irrealidade da trama com a realidade familiar. Ao final, pediram para ver o espetáculo mais uma vez.
— Totia é muito coruja. Ela leva as crianças na natação, no médico... É total mão na massa! Não é avó de porta-retrato. Ela é muito engajada na função, sabe? Diria que é uma superdrasta! — conta Olívia.

Nossa Estrela no Programa Superbonita com Ivete Sangalo


Hoje Totia gravou sua participação no Programa Superbonita quem comanda o Programa é Ivete Sangalo.
Todas às segundas à partir das 21:30hs vai ao ar o programa, já o programa com a Nossa Estrela irá ao ar muito em breve fique ligado.

Uma madrasta tentando sair da condição de viúva

Todos nós somos enfeitiçados pelos contos de fadas. Personagens nobres e bons que sofrem. Personagens maus que, de tão maus, são péssimos. Histórias de orfandade, de injustiças. E, ao final, todos são redimidos. Encontram-se os pais, os grandes amores, os péssimos são punidos. Assim é com “Cinderella”, que reúne na mesma trama todos esses elementos.
A transposição feita em 1956 por Rodgers e Hammerstein, autores do consagrado “Música Divina Música”, é remodelada por Douglas Carter Beane para introduzir temas contemporâneos nos tempos do politicamente correto: luta social, irmã legal, amor por merecimento. Assim, mantém-se o mito e a emoção, mas, ao mesmo tempo, tem-se a necessária dose de conteúdo para ir além do conto de fadas.

Um musical clássico, mas com características particulares. Charles Möeller, diretor junto com Claudio Botelho, chama a atenção, por exemplo, para a forte presença de Shakespeare no espetáculo: “O Príncipe, logo em sua primeira canção, coloca em dúvida se tem ou não vocação para ser rei. Uma forte presença do ‘ser ou não ser’ do Hamlet”. Para o diretor, “há também um olhar diferente para a mulher – nos anos 50, era ela a própria dona do seu lar, seu único espaço de ação. Em ‘Cinderella’, a protagonista entende as ideias de igualdade entre os cidadãos e as repassa para o Príncipe, enquanto dança com ele durante o baile”.
Com Bianca Tadini no papel-título e Totia Meireles como a madrasta mais preocupada em deixar a condiçãoo de viúva e desencalhar a filha, assistimos a um desfilar de canções que misturam os episódios clássicos do baile e a perda dos sapatos com novos, como a revolta dos camponeses. É a maior prova que os tempos mudaram mesmo: até a madrasta é simpática e tem final feliz.

Serviço
Teatro Bradesco Rio
Sextas às 21h
Sábados às 16h e 20h
Domingos às 16h

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Fonte: Lu Lacerda

Nossa Estrela Totia Meireles é destaque na CARAS BRASIL

Totia em musical destaque em Cinderella


Intérprete da madrasta, Totia Meireles (57) estreou Cinderella, no Rio. "Ela não é boazinha. É um espetáculo não só para crianças, mas para toda a família", disse a estrela, em seu terceiro musical, com Bruno Narchi, (29) e Bianca Tadini (34), atrás, Camila Matoso, Renata Borges, produtora da peça, Lua Blanco (29) e Mariana Amaral brindaram à noite.

Nossa Estrela TOTIA MEIRELES, EM CARTAZ COMO A MADRASTA NO MUSICAL “CINDERELLA”, FALA SOBRE REPRESENTAÇÃO FEMININA E SITUAÇÃO POLÍTICA

“UNS TROPEÇOS AQUI E OUTROS ALI, MAS VAMOS INDO PARA O FINAL”


A atriz argumentou que estamos passando por um momento de reflexão e mudanças. “Não importa se é bom ou ruim, é uma fase de transição. Eu acho que nós estamos cada vez mais conscientes e politizados"


Na pele da madrasta de CinderellaTotia Meireles conversou com o HT e contou sobre como está sendo a experiência no musical baseado na história da Disney. Com chegada ao Rio, o espetáculo foi um desafio express na carreira da atriz. Após Charles Moëller assumir a direção faltando um mês para a estreia, Totia foi convidada a interpretar a vilã 20 dias antes da primeira apresentação – inicialmente, Cássia Kiss Magro iria viver a madrasta. Para o papel, Totia Meireles nos contou que se inspirou em diversas outras vilãs e madrastas da Walt Disney. “Tive diferentes personagens como referências para esse trabalho. Ela tem umas perucas meio estranhas, mas é muito realista. Como é uma peça mais voltada para o público infantil, apesar de ser para a família inteira, o musical tem uma característica mais de cartoon, de desenho. É uma linguagem que o Charles quis. Ao mesmo tempo, é muito realista. É muito interessante”, afirmou.


Com mais de 40 trabalhos na televisão e no teatro, engana-se quem pensa que o público infantil é novidade para a atriz. Ao HT, Totia relembrou que, inclusive, no começo da carreira, já tinha participado de uma peça sobre Cinderella. No entanto, nessa oportunidade, a artista interpretou uma das filhas da madrasta. Além da personagem, outra diferença entre as duas peças, segundo Totia, é que o atual trabalho é uma mega produção. “É como se fosse um musical da Broadway para os adultos, só que “Cinderella” envolve as crianças também por ser um conto de fadas. E os pequenos acompanham o espetáculo com muito interesse. Eu acho que a gente subestimava a inteligência das crianças. Elas, hoje em dia, estão terríveis”, brincou.




Apesar da longa trajetória dentro dos musicais, com mais de 15 na carreira, Totia afirmou que o canto ainda é um pouco mais delicado. Mas que não chega a ser uma dificuldade. “O canto é onde eu transito com menos desenvoltura. Mas, o que eu gosto mesmo, é unir tudo: teatro, interpretação, canto e dança. Eu acho que é o que eu mais sei fazer. Eu fui bailarina e meu primeiro trabalho em teatro foi em um musical – em 1986 no espetáculo “Chorus Line”. Foi aí que eu percebi que eu poderia cantar e interpretar. Nunca pensei em ser atriz”, afirmou.


Já em relação aos figurinos do espetáculo, assinados por Carol Lobato, Totia disse que são um importante componente para a composição da madrasta. Segundo a atriz, uma personagem é feita do visual, então todos os detalhes são importantes para ajudar a contar a história. “Quando você está ensaiando e vê o seu figurino, você já monta o seu personagem em função da aparência externa, do visual dele. Isso me ajuda muito. Eu acho que eu componho a personagem com todos esses fatores juntos, é um facilitador”, explicou.




E com ela, que está em ótima forma no auge dos seus 57 anos, não tem tempo ruim com os diferentes figurinos. Em “Nine”, musical que participou antes de “Cinderella”, Totia colocava as pernas para jogo no palco em collants e meias arrastão. Vergonha? Que nada! “Tímida nunca! Eu vejo que aquela pessoa é a personagem. E o ator empresta o corpo para os papéis que faz. Então, se eu precisar, com 57 anos, ficar de collant no palco, não tem o menor problema. Eu fico e isso não me constrange nem um pouco”, falou e disse. Aplausos!


Longe das novelas desde 2014, quando participou da trama “Alto Astral” (Rede Globo), Totia adiantou que deve voltar em breve. “Eu tive um convite agora, mas não posso falar ainda porque não tem nada decidido. Não sei o nome da novela e nem como vai ser a personagem. Nada! Só tive o convite para uma novela que é para o ano que vem”, contou a atriz global. Mas ela está na tevê sim! Recentemente, Totia participou de 13 episódio da série “Lili: a Ex”, do GNT. Sobre a experiência com o novo formato, bem mais breve que gravar uma novela, Totia Meireles nos disse que adorou. “Fiquei muito amarradona em fazer essa série. Eu adorei, porque foi uma linguagem totalmente diferente. Só tínhamos uma câmera que ficava rondando a gente durante a gravação. Era outra estética de filmagem, uma mistura de televisão com teatro, já que as cenas eram longas e não tinham cortes. Foi diferente, mas eu gostei muito. O resultado foi bem legal e ótimo para o GNT”, afirmou Totia que ficou três meses gravando a temporada.


E também tem a atriz das telonas. Totia Meireles participou do longa “Mulheres no Poder”, que mostrou a realidade vivida pelas mulheres entre os parlamentares em Brasília. Sobre essa questão feminina, Totia destacou que ainda são poucas as representantes mulheres no poder. “Eu acho que é uma época que a mulher está se dando conta do quanto somos capazes e que é super pertinente esse assunto. A mulher hoje em dia é protagonista da sua vida, não depende mais de homem. E esse protagonismo se divide em todos os setores, tanto da vida pessoal quanto da profissional. Eu acho que estamos nesse caminho bem bacana. Estamos ganhando”, completou citando a volta do “TV Mulher”, com Marília Gabriela no Canal Viva.


Já em relação ao poder, a atriz argumentou que estamos passando por um momento de reflexão e mudanças. “Não importa se é bom ou ruim, é uma fase de transição. Eu acho que nós estamos cada vez mais conscientes e politizados. É um momento bem bacana, em tudo. Claro que nesses momentos de transição sempre existem situações ruins. Mas eu acho que é sempre um caminho a se seguir. Uns tropeços aqui e outros ali, mas vamos indo para o final. Eu acho que o mais importante é a consciência do povo sobre o quanto a política é importante para a vida”, afirmou a atriz Totia Meireles.